A decisão precisa precisa estar alinhada com a vontade de investir nessa empreitada
Por Mahiti Godoy e Nathalia Nunes
Após anos de investimento em conhecimento técnico adquirido na faculdade, na residência e na educação médica, os médicos saem preparados para a assistência, mas com frequência se veem sem conhecimento de uma parte importante da saúde: a gestão.
Conhecer os sistemas de saúde e o impacto que os fluxos assistenciais têm na rotina de trabalho, no faturamento das organizações e nas decisões operacionais e assistenciais tem tido cada vez mais importância na prática médica. É comum que o profissional, em algum ponto de sua carreira médica, decida por uma profissionalização nos assuntos relacionados à liderança e administração.
A International Hospital Federation traçou as principais áreas em que os executivos de saúde precisam investir para transformar o sistema: liderança, comunicação e gestão de relacionamentos, responsabilidade social e profissional, sistema de saúde e negócios.
A decisão de fazer um MBA precisa considerar a intenção de desenvolvimento em cada um desses aspectos, além da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo. Além disso, precisa estar alinhada com a vontade de investir nessa empreitada.
Algumas perguntas podem ajudar na tomada de decisão:
Um MBA pode ser o início ou o aprimoramento das habilidades de gestão de um médico. A gestão de clínicas e consultórios, a liderança médica em instituições de saúde e a participação na tomada de decisões estratégicas são vistas como motivações frequentes na escolha de um programa de MBA.
A mudança de perspectiva e a profissionalização do setor de saúde demandam cada vez mais lideranças capazes de tomar decisões mais custo-efetivas, mas que também garantam a qualidade da atenção ao paciente. Tudo isso corrobora a necessidade e a importância da transição – parcial ou total – de profissionais assistenciais para as cadeiras de gestão.
Mahiti Godoy é Chief Operating Officer (COO) na Prontmed e membro do Comitê Técnico da Aliança para Saúde Populacional (Asap).
Nathalia Nunes é fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo com MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Unifesp e Head de Expansão na Prontmed.
Fonte: Medscape Brasil
+55 11 2365-4336
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
We are in São Paulo
Hello, this is the channel via Whatsapp of Medical Fair Brasil. Here you can answer questions about subjects such as: registration, I want to exhibit, lectures and subjects related to the fair.