• Home
  • Blog
  • Healthcare
  • Com pauta diversificada, Medical Fair Brasil sediou segundo Conares de 2022

Com pauta diversificada, Medical Fair Brasil sediou segundo Conares de 2022

Reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, vinculado ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, ocorreu nos dias 5 e 6 de maio

A 2ª reunião Conares de 2022 aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, em São Paulo, e contou com uma série de discussões desde execução de projetos PROADI-SUS até apresentação de resultado prévio da pesquisa sobre gestão orçamentária municipal. O encontro ocorreu durante a Medical Fair Brasil (MFB), no Expo Center Norte.

No primeiro dia, um dos destaques foi a apresentação da “Avaliação de Tecnologias em Saúde: a importância e os desafios dos municípios”, feita pelo diretor internacional da PharmaLex Spain, Luis Segu, e pelo consultor internacional da PharmaLex Spain, Alejando Mitru. 

A Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) é um processo multidisciplinar que resume a informação sobre aspectos médicos, sociais, econômicos e éticos relacionados com o uso de uma tecnologia de saúde de forma sistemática e transparente. A ideia é que, a partir da aplicação desse modelo de avaliação, seja possível desenvolver políticas públicas de saúde eficazes e seguras para o paciente alcançando o máximo dos recursos investidos. 

Para conferir a apresentação completa, clique aqui 

Pesquisa Gestão Orçamentária e Financeira do SUS

O Conasems, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade de Califórnia (Davis) e da London School of Economics, participou da condução de uma pesquisa sobre Gestão orçamentária e financeira do SUS com o objetivo preliminar de: 

– documentar os principais obstáculos à execução orçamentária e ao combate à Covid-18; 

– entender as dificuldades dos municípios na execução dos recursos financeiros; 

– propor soluções que ajudem a reduzir barreiras nas contratações e compras públicas. 

Após aplicação de formulário, respondido por 51% dos municípios brasileiros (em geral, municípios mais ricos – PIB per capita e autonomia fiscal – foram os que mais aderiram à pesquisa), foi observado que ambulância, equipamentos hospitalares, medicamentos, obras emergenciais e profissionais de saúde foram os elementos com maiores registros de dificuldades.

Durante o Conares foram apresentados os resultados iniciais da pesquisa, que entra agora em uma nova etapa de aprofundamento, com a aplicação de um novo formulário de perguntas. O relatório final, com todos os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa serão publicados futuramente e divulgados pelo Conasems.  

PROADI-SUS 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada. O PROADI-SUS envolve seis hospitais de excelência e, entre 2009 e 2020, colocou em execução 747 projetos. 

Dentre as parcerias entre Conasems e PROADI-SUS, a Rede Colaborativa de Apoio é destaque de eficiência e capilaridade que reverbera nos municípios troca de experiências e um melhor fluxo de gestão. 

Em execução desde 2017, a Rede Colaborativa tem desenvolvido ações de planejamento para a institucionalização e sustentabilidade da estratégia de apoio, além das ações de Escuta da Atenção Básica nas 120 macrorregiões de saúde do Brasil, bem como processos de educação permanente nos Cosems. 

Com informações do Conasems

Artigos relacionados

  •  +55 11 2365-4336

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Estamos em  São Paulo

  • Alameda dos Maracatins, 1217 - Conj. 701
  • Indianópolis - São Paulo - SP

Cadastre-se em nossa newsletter

Nos conte o seu nome :)
Acho que existe algo errado em seu e-mail.

Olá, esse é o canal via Whatsapp da Medical Fair Brasil. Aqui você tira dúvidas sobre assuntos como: inscrição, quero expor, palestras e assuntos relacionados a feira.

WhatsApp
Close and go back to page