Produto de limpeza contra infecções hospitalares! Saneantes funcionam como um recurso de saúde pública

Durante a MEDICAL FAIR BRASIL, a ABIPLA, entidade que representa os fabricantes de saneantes no Brasil, reforçou a importância da higienização de ambientes e superfícies no controle de doenças e infecções

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as infecções hospitalares afetam 14% das internações no Brasil. Não à toa, em 2008, o Governo Federal instituiu o dia 15 de maio como o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, que visa difundir boas práticas para o controle desse tipo de problema. A forma de prevenção mais eficaz é, também, a mais simples: higienização das mãos, instrumentos e ambientes clínicos e hospitalares. “Os produtos de limpeza são um grande aliado da saúde pública”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

A entidade, por sinal, foi uma das expositoras da Medical Fair Brasil, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de maio, em São Paulo (SP). Além da ABIPLA, dois de seus associados, a Univar Solutions, distribuidora de especialidades químicas e ingredientes, e a Unilever Pro, segmentação de uso profissional da Unilever, participaram do evento. “Muitos equipamentos médicos não são descartáveis e, por isso, precisam de uma limpeza efetiva antes de serem esterilizados. Se a limpeza não for efetuada, corretamente, os resíduos orgânicos podem diminuir a eficácia da desinfecção e causar infecções hospitalares”, afirma Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions, que apresentou a palestra “Alta Performance em Limpeza Médica”, no dia 3 de maio. Entre as novidades da empresa, uma enzima que remove resíduos de DNA. “É uma tecnologia inédita”, revela Aline.

Já a Unilever Pro apresentou a recém-criada MedCare, marca específica para serviços de saúde que inclui itens para higienização pessoal e desinfecção hospitalar, com produtos pronto-uso e concentrado. “O nosso Desinfetante Hospitalar Pronto-Uso é um produto otimizado, pois não precisa de enxágue, limpa, desinfeta e é capaz de tirar manchas de pigmentação”, diz Fábio Folena, do Trade Marketing da Unilever Pro. O Desinfetante Concentrado, além de áreas semicríticas (enfermarias e ambulatórios, por exemplo), pode atender, ainda, à desinfecção de áreas críticas (como UTI e blocos cirúrgicos), a depender da superfície ou objeto e da diluição. “Neste caso, trabalhamos com um sistema de dosagem de alta precisão”, completa.

Para Engler, que apresentou a palestra “Setor de produtos de limpeza durante a pandemia”, no dia 3 de maio, o surto mundial de Covid-19 acabou reforçando a importância dos saneantes para a saúde pública. “Em ambientes médicos e hospitalares, a preocupação com higiene sempre foi levada muito a sério pelos profissionais de saúde, mas é inegável que a pandemia sedimentou essa consciência na sociedade. Cuidados simples, como lavagem das mãos e limpeza adequada de ambientes e superfícies, salvam vidas, há centenas de anos. Por isso, reforço que os produtos de limpeza são uma das principais ferramentas de saúde pública em qualquer lugar do mundo”, concluiu.

 

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 30 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 85 mil empregos diretos. O Brasil é o 6º. Maior produtor mundial de saneantes.

Perfil do porta-voz

Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.

Artigos relacionados

  •  +55 11 2365-4336

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Estamos em  São Paulo

  • Alameda dos Maracatins, 1217 - Conj. 701
  • Indianópolis - São Paulo - SP

Cadastre-se em nossa newsletter

Nos conte o seu nome :)
Acho que existe algo errado em seu e-mail.

Olá, esse é o canal via Whatsapp da Medical Fair Brasil. Aqui você tira dúvidas sobre assuntos como: inscrição, quero expor, palestras e assuntos relacionados a feira.

WhatsApp
Close and go back to page