Pesquisa e inovação: Imex desenvolve equipamentos de linha própria

São pelo menos 36 equipamentos de última geração, que são resultado do investimento interno em pesquisa e inovação, além de oferecerem soluções com excelente custo-benefício no Brasil

No mesmo ano em que completou duas décadas de atividade (10 de setembro), a Imex Medical Group consolidou no mercado a sua linha própria de equipamentos de diagnóstico por imagem. São pelo menos 36 equipamentos de última geração, que são resultado do investimento interno em pesquisa e inovação, além de oferecerem soluções com excelente custo-benefício no Brasil. 

Nos últimos anos, quando decidiu investir em pesquisa e inovação, a empresa estava de olho nesse mercado emergente. Sem saber, preparou o terreno para a crise que se avizinhava logo à frente e faria o mundo mergulhar em uma instabilidade econômica sem precedentes. 

“No mundo dos negócios, quando nos deparamos com dificuldades, podemos escolher entre dois caminhos: nos deixar abater ou enfrentar os desafios e reinventar os negócios para seguir em frente. A pesquisa e a inovação, que já eram prioridade, nos ajudaram a enfrentar a pandemia. E decidimos acelerar o processo”, diz o diretor de vendas da Imex, Maurício Silva.

E assim foi. Essa determinação, que foi fundamental para construir uma história de sucesso, é também um dos pilares para projetar o futuro. 

Ainda que todos estivessem diante de um cenário singular, a empresa projetou um crescimento ousado para si. A Imex pretende chegar ao acumulado de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.

O caminho é próspero. Só em 2021, a empresa vislumbra fechar o ano com faturamento de R$ 250 milhões, um montante 55% maior do que no ano anterior.

As boas escolhas do passado ajudaram a Imex a alcançar o posto de  maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para a área de diagnósticos por imagem. 

Pesquisa e inovação como diferenciais

O investimento em pesquisa e inovação aqueceu os negócios da Imex ao longo dos anos. E não por acaso. Os investimentos já ultrapassam R$ 20 milhões e a empresa espera injetar um montante ainda maior. 

Toda essa aposta deu fôlego para o portfólio invejável que a empresa oferece ao mercado hoje. São equipamentos de alta qualidade e eficiência que vão de mamografia e tomografia computadorizada à ressonância magnética. Tudo produzido na sede da empresa em São José, na Grande Florianópolis, com componentes importados da Europa e Ásia.

“Entender a realidade do mercado brasileiro é o grande diferencial da empresa. Com isso, conseguimos oferecer soluções muito mais próximas à demanda local e à necessidade de cada cliente”, afirma o CEO da Imex, Edison Bianchi.

As soluções oferecidas ao mercado brasileiro pela Imex são:

  • detector digital de raios X;
  • ultrassom eCube;
  • raios X digital Innovision;
  • ressonância magnética Sensitive;
  • tomografia computadorizada da Linha Imagine;
  • injetoras da Linha Zenith;
  • arcos cirúrgico da Linha Unique;
  • raios X móveis da Linha Mob;
  • mamógrafo Precision;
  • densitometria óssea da Linha Elipse.

O sistema de mamografia Precision, por exemplo, é um equipamento digital que está à disposição do mercado brasileiro atualmente. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), 68% dos mamógrafos no país ainda são analógicos. 

Os mamógrafos digitais proporcionam imagens de melhor resolução, diagnóstico mais preciso ao médico e mais conforto para as pacientes. Quando comparado ao aparelho analógico, o modelo exige menor dose de radiação e maior agilidade na aquisição das imagens, reduzindo o desconforto da paciente. 

Da pesquisa e inovação à logística

Além da pesquisa e inovação, a Imex também não esqueceu de olhar também para a etapa que vem logo após a produção e o desenvolvimento dos equipamentos próprios: a entrega desses produtos. 

Assim, optou por não terceirizar o serviço, mas a investir na ampliação da própria estrutura logística. Hoje, a empresa conta com quatro centros de distribuição espalhados pelo país: São Paulo, São José (SC), Recife e Goiânia (GO). Sediados em localização estratégica, eles conseguem garantir uma entrega rápida e eficiente para os clientes de qualquer parte do Brasil. Juntos, os espaços somam mais de 10 mil metros quadrados.

“A visão no cliente sempre foi nosso lema e entendemos que cada vez mais a agilidade no atendimento é um dos fatores decisivos na sua satisfação”, explica Bianchi. 

Da logística à manutenção e assistência técnica

A etapa seguinte após a logística, após a entrega do equipamento ao cliente, também faz parte dos investimentos da Imex. A necessidade de oferecer manutenção e assistência técnica aos seus produtos, a empresa completa o ciclo de atendimento de qualidade e eficiência aos seus clientes. 

Criado em 2010, o Imex Service oferece manutenção preventiva, manutenção corretiva, instalação e aplicação de produtos, venda de partes e peças. A empresa possui centrais de distribuição de peças e equipamentos em todas as regiões do país. 

Além disso, por meio de uma central de atendimento é possível agendar visitas ou tirar dúvidas sobre a manutenção dos aparelhos, além de apostar em uma estrutura logística otimizada. 

Para a empresa, esse serviço garante economia e maior vida útil aos equipamentos adquiridos. 

Com informações da Imex Medical Group

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